O fim dos CMOs; nova rede social do Google e mais!




Podcast

BRIEFCAST

Sem tempo pra ler tudo? Aproveite para ouvir a nossa versão em podcast!


MERCADO

O fim dos CMOs

Executivos de marketing de grandes empresas vêm perdendo espaço e cargo nas organizações, nos últimos anos. Especula-se até sua extinção.

Tem que virar

As ações de monetização do Facebook, que incluem mais grupos pagos, opções de anúncios e pacotes de compra para espectadores.

Tem que dizer

Para depor no Congresso dos EUA, Mark Zuckerberg mandou o VP, David Marcus, explicar a criptomoeda Libra. E uma discussão sobre a concorrência.

De novo

Depois de ver afundarem Orkut e Google+, a gigante de buscas tenta lançar mais uma rede social: chama-se Shoelace e atua sobre geolocalização.

“Vocês da imprensa”

Brasil é o quarto país do mundo que mais confia em jornais e revistas: 65% dos leitores, contra 8% que não confiam, afirma pesquisa da Ipsos.

Último recurso

Veículos tentam sobreviver com paywalls, que vêm dando certo para marcas de renome e conteúdo exclusivo - mas não para todos. Jornalistas fazem o mesmo.

3a idade x privacidade

Passada a febre dos “velhotes” na internet, um dado assustador: 64% dos brasileiros não leem condições dos apps e como seus dados podem ser utilizados.

Riscando da agenda

Não quer mais receber a inoportuna ligação do telemarketing das empresas? Melhor se cadastrar no "Não Perturbe". É grátis e uma galera já fez.

Artilharia pesada

A Apple não vem para brincar: tem planos de bancar podcasts originais e exclusivos para competir com seus principais rivais (leia-se, Spotify).

Quebrando a banca

Game Of Thrones, da HBO, ajudou o canal a cabo da AT&T a conquistar 137 indicações ao Emmy, ao longo de suas oito temporadas.

Massa

Quase metade dos usuários online nos EUA assistem a transmissões de e-sports e programas relacionados.

 

Trump x China, outro round

O presidente dos EUA ameaçou “ficar de olho” no Google e abriu investigação por temer que a plataforma tenha sido “violada” pelo governo chinês.

Mais dados

Saiu a atualização semestral da pesquisona feita pela We Are Social e Hootsuite. O número de usuários de mídias sociais saltou para 3,5 bilhões de pessoas.

Valor Brasil

A Ancine anunciou que o setor audiovisual brasileiro gera 25 bilhões de reais ao ano - fatia equivalente a 0,46% do PIB brasileiro.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Tombão

Na guerra dos streamings, a Netflix perdeu muitos soldados - o que fez suas ações despencarem. E agora, busca agora alternativas para recuperar o fôlego.

Pagando boleto

França cria cobrança de taxa de 3% sobre vendas de gigantes de tecnologia da informação. Medida irrita governo norte-americano.

Bons ventos

A CNI prevê que, nos próximos quatro anos, inovações tecnológicas sejam responsáveis por 133 milhões novos postos de trabalho.

PJotinha

O Nubank começou a testar a abertura de contas PJ (pessoa jurídica) para pequenas empresas, colocando mais fogo no mercado financeiro.

Réplica

O Google tentou se explicar, após denúncias de que o "Google Home" grava conversas - que podem ser arquivadas até por funcionários da casa.

Tréplica

Enquanto isso, o Serviço de Saúde britânico (NHS) fecha parceria com a Amazon: residentes podem pesquisar site do órgão por comando de voz no Alexa.

Mesmo assim…

Quase 112 milhões de pessoas - ou um terço da população dos EUA - usará um assistente de voz - pelo menos uma vez por mês - em 2019.

Oscilando

Milhares de usuários voltaram a reclamar da instabilidade do Instagram (alguns, inclusive, sofreram tentativas de invasão nas contas)

TechCafé

A Nestlé utiliza experiências com realidade aumentada e análise de dados para promover sua nova marca de café, Starbucks. A primeira solução é um app.

Contingenciamento?

Pesquisa alerta: 16,58% dos professores de escolas públicas utilizam o celular em atividades com os alunos - 51% fazem uso da própria rede 3G e 4G.

Já não era sem tempo

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo lançou com a Prodesp o “Hora Marcada”, um aplicativo de agendamento de consulta e exames no sistema público.

Strike Day

Práticas trabalhistas discutíveis e laços com a política trumpista anti-imigração levaram americanos às ruas pedindo boicote à Amazon e à sua liquidação de férias.


COMPORTAMENTO

Corações e mentes

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) descobriram de que maneira cérebros adolescentes são afetados por curtidas em redes sociais.

 

Novela mexicana

O lado obscuro do vale do Silício - e de como poderosos caíram na "armadilha" das startups bilionárias - são alguns dos temas de "A Inventora", novo doc da HBO.

 

Demorou para abalar

Finalmente, a Uber lançou suas diretrizes internas sobre diversidade, inclusão e equidade.

 

Treta

Levantamento realizado pelo DataFolha mostra que assuntos de família superam os de política, em grupos de WhatsApp.


AGÊNCIAS E MARCAS

Síndrome

Cada vez mais agências no mundo vêm relatando casos de esgotamento mental (burnout), em funcionários cada dia mais jovens.

Do fundo do nosso quintal

78% dos anunciantes nacionais norte-americanos têm uma agência interna, segundo a associação do setor. Em 2013, eram 58%.


AGENDA

Tudo de marketing digital

Estão abertas as inscrições para o Programa Avançado em Marketing e Comunicação Digitais da ESPM. Confira a programação.

Produto Exportação

O BayBrazil Week - evento de líderes brasileiros que discutem tecnologia, inovação e o papel do Brasil na economia global - rola em 22 de agosto, na Califórnia.


INFOGRÁFICO

Antecipando

As 10 principais tendências de transformação digital para 2020, apontadas por especialistas no assunto.

Nem pensam em namorar

E também não querem: já se fala em redução na audiência de aplicativos de namoro para 2019 (e pela metade, viu?)


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!

  • Relatório traz evolução dos Emojis
  • O fim da visibilidade dos likes no Instagram
  • Vendas de smartphones terão queda histórica neste ano, prevê Gartner
  • Populistas preferem notícias na TV - e gastam tempo no Facebook
  • Plataforma preferida dos gamers registra 1a grande queda da história
  • Tem CEO novo no Movimento Brasil Digital
  • O fim da cobrança de roaming nos países do Mercosul
  • Os insistentes assinantes de jornal impresso (e a receita para segurá-los)
  • Os testes para desenvolvimento de produtos na Bloomberg
  • Quanto marcas ainda pagam para influenciadores no YouTube e no Instagram?
  • Remuneração e fit com marcas desafiam influenciadores
  • Microsoft divulga US$ 33,7 bilhões em receita no 4º trimestre fiscal
  • As perspectivas das grandes empresas sobre o futuro no Espaço