Lições de Fábio Assunção, Amazônia, Zap Zap e mais!




Podcast

BRIEFCAST

Sem tempo pra ler tudo? Aproveite para ouvir a nossa versão em podcast!


COMPORTAMENTO

Aprendam!

Na batalha contra a dependência química, Fábio Assunção dá aula de inteligência (e de comunicação, também).

Diversidade

Nas economias emergentes, usuários de smartphones e mídias sociais mostram conexões mais abertas e diversas.

 

É, tá demais

Em pesquisa da FAAP, jovens admitem desempenho ruim por excesso de informação e uso de redes sociais.

 

Reze pela coisa certa

Uma geral pela hashtag #prayforamazonia, um susto: a enxurrada de fake news e imagens equivocadas, em plena crise ambiental.

 

Editoria: gênero

Como jornalistas trans estão desafiando - e mudando - o jornalismo e suas barreiras estruturais.

 

Terror

Estudo aponta que US$ 235 mi em receita são gerados por anúncios em sites de fake news e extremistas.

 

Ihhh, rapaz...

Pela primeira vez, a maioria das buscas no Google resultou em zero cliques, diz um novo estudo.

 


MERCADO

Zap Zap

Pesquisa revela que dois em cada 10 brasileiros com acesso já compraram algum produto pelo WhatsApp, nos últimos 12 meses.

 

Gurus pensativos

A crise não é só dos usuários de mídias sociais. Mas também dos executivos que comandam empresas no Vale do Silício.

 

A melhor forma

Série especial do Twitter mostra como aproveitar comunidades, inclusive gamers. Confira aqui, aqui, e aqui. Tem, ainda, dados sobre protestos em Hong Kong.

 

"Dono de mim"

Usuários poderão ver o alcance do rastreamento do Facebook fora da rede social. E dá pra dissociar esses dados da sua conta. Será?

 

Topzeira news

Em tempo: o Facebook está apanhando - e muito - da imprensa. Agora, quer se reaproximar dos veículos e vai até contratar jornalista.

 

Diga-me o que sentes

O BuzzFeed agora quer conteúdo que se encaixe no que os leitores estão sentindo.

 

Monster block

LinkedIn bloqueou ou removeu 21,6 milhões de contas falsas, só de janeiro a junho.

 

Super Hackers, ativar!

Só no 1o semestre do ano, fraudes em aplicativos totalizaram US$ 2,3 bi - e a natureza dos ataques só fica mais sofisticada…

 

Monstros S.A.

CBS e a Viacom anunciaram fusão "monstro" - US$ 28 bi só em receita. E A Disney + será lançada em quatro mercados, já em novembro.

 

Nem começou...

Anatel deve autorizar que a SKY do Brasil fique com a Time Warner - e já começam as discussões sobre isenção do órgão.

 

Desencaixotando o Twitch

O que todo profissional de marketing precisa saber sobre líder mundial de jogos e shows.

 

Acabou a mamata

Alvo de críticas, YouTube quer acabar com publicidade em vídeos infantis. Mas falhou com os animais.

 

Para poder crescer!

Ranking do YouTube aponta que, dos anúncios de 6 segundos mais populares da plataforma, a maioria é de... junk food.

 

Briga boa

De olho em seu próprio cartão de crédito, a Apple deve investir US$ 6 bi em conteúdo original na sua plataforma de vídeo.

 

Vale-breja

Já pensou comprar cerveja e ainda receber um dinheirinho? O tal do cashback agora tem projeto especial para a bebida mais querida do brasileiro.

 


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Com moderação

Físico discute ética na utilização da inteligência artificial - democracia e direito, aliás, ainda não estão preparados para ela.

 

O invasor

Falha num dos sites da Caixa permite acesso total aos seus dados do FGTS e PIS.

 

Mostra a tua cara!

Sistema de geração de deepfake permite troca de rostos de pessoas, sem nem usar IA.

 

Lá e cá

Após sucesso de Black Mirror, Steven Spielberg anunciou seu próprio filme de terror interativo. Já a Netflix testa "curadoria humana" na plataforma.

 

BBB da vida

Órgão britânico investiga motivos que levaram empresa privada a usar reconhecimento facial para rastrear indivíduos.

 

EcoRobots

Saiu o mapa dos bots de 2019. Aliás, conversas com robôs geram 1 bilhão de mensagens por mês no Brasil. E, falando nisso, que medo!

 


AGÊNCIAS E MARCAS

Delas?

A Adidas lançou a campanha “Now Is Her Time”, que aborda o empoderamento feminino e sua voz. Mas a estrela é... Pharrell Williams.

 

Fim de uma era

Após 25 anos, a F/Nazca S&S deixará de existir, por decisão do Publicis Groupe.

 

Tuuuuru pom, pessoal?

Washington Olivetto prepara programa semanal para o YouTube.

 

Integração

A Mondelez consolidou sua publicidade global na WPP e na Publicis.

 

Desnecessários

O piloto da IBM que usa o blockchain para melhorar eficiência da publicidade online.

 

Não passarão

Ex-diretor da Africa, famoso por ofensas a nordestinos nas Eleições, foi "descontratado" da BETC/Havas.

 


DOWNLOADS

Cenário geral

A Aberje divulgou o “Panorama das Agências de Comunicação no Brasil - estrutura, organização e tendências”.

 

Gerações

O DOT Digital Group lança e-book sobre gerações e seus comportamentos.

 

Caem os mitos

Estudo da Distrito com startups brasileiras mostra perfis e derruba padrões.

 

Pílulas

Os dados de comportamento de consumo online em 2019, para beleza e saúde.

 


AGENDA

Tudo sobre mídias sociais

Abertas inscrições para o curso Avançado - Redes Sociais da ESPM. Aqui a programação completa.

 

Hackathon

Nasa traz seu Space Apps Challenge para o Brasil. 18 a 20 de outubro.

 

Mind the Sec

Segurança e lei de proteção de dados são temas do simpósio. 18 e 19 de setembro.

 

Futuro

Festival 3i - Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente. 18 a 20 de outubro.

 


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!

  • O racha no NYT, após Trump e El Paso, e o racismo no alto escalão;
  • Acaba a funcionalidade de bate-papo em grupo no Facebook;
  • Dinamarca abre 10 mil processos judiciais por bug nos dados de localização;
  • Por que a biometria está no caminho certo para substituir a senha;
  • Ex-diretor da GloboPlay é a nova cabeça da Amazon no Brasil;
  • Sony compra Insomniac Games;
  • Plataforma de crowdfunding capta R$ 1,2 mi para startups brasileiras;
  • O impacto das ações de Bolsonaro para o cinema (aqui e lá fora também!);
  • A falha de segurança da nova atualização do iOS;
  • O aporte do ex-CEO da Cielo na Hands Mobile;
  • Entidades reagem à proposta da Secom de integrar verbas on e off;
  • Mascotes ainda são ótimos aliados para divulgar marcas;
  • Para 71% dos congressistas, repercussão na mídia é importante no voto;
  • A venda de armas na California, via Snapchat;
  • O brasileiro que ganhou o concurso bilionário de Elon Musk.