Resumo da Semana
- As tendências segundo o Facebook
- Manipulação de números
- Trump x BuzzFeed
- Marcas no jogo político
- Racismo e jornalismo
- O que as fotos dizem
- Mais rico da história
- Consequência da inconsequência
- Por igualdade salarial e mais
- Nem em startups
- Fake news x Fact Checking
- Facebook testa notícias locais
- Fotografia e criptomoeda
- As promessas de Zuckerberg
- Universo da audiência
- Consumidores e publicidade
- Agência por dentro
- Semana do marketing de conteúdo
MERCADO
As tendências segundo o Facebook
Saiu o primeiro relatório anual produzido pela equipe do Facebook IQ. A proposta é ajudar os profissionais de marketing a planejar melhor as ações neste ano. O documento é preparado a partir de análises de informações da plataforma - diga-se de passagem, um dos maiores e mais completos bancos de dados do mundo atualmente. Para tanto, estudaram as conversas e comportamentos de dois bilhões de pessoas.
Manipulação de números
A expressão é forte, mas um executivo da indústria de auditoria de mídia revelou ao Digiday uma série de problemas causados a anunciantes por conta da adaptação do meio tradicional ao digital dos mecanismos e sistemas de mensuração.
Trump x BuzzFeed
Advogado de Donald Trump processou o BuzzFeed por publicar, no ano passado, documento explosivo sobre a ligação do presidente norte-americano com o governo russo pela eleição. À época, Michael Cohen, havia dito que a reportagem difamava Trump. Agora o editor do veículo, em artigo no The New York Times, respondeu à acusação. Quem também respondeu sutilmente à pressão social pelas declarações polêmicas de Trump em sua plataforma foi o Twitter.
Marcas no jogo político
Quando uma marca tenta participar no espaço político, ele precisa seguir as regras do jogo. Quando feito corretamente, a mensagem pode ser poderosa. Quando erram, o efeito pode ser devastador.
Racismo e jornalismo
Entrevistas realizadas por Gabriele Roza, repórter da Pública, aborta de questões como o racismo estrutural e institucionalizado nas redações dos veículos nacionais.
O que as fotos dizem
A partir de pesquisas feitas no banco de imagens Adobe Stock, o pessoal da GoAdMedia identificou alguns temas que devem aparecer com mais frequência na pauta visual ao longo de 2018.
Mais rico da história
Jeff Bezos, fundador da Amazon, dono do Washington Post e da Blue Origin, é agora a pessoa mais rica de todos os tempos. Segundo o modelo de levantamento de informações da Bloomberg, o patrimônio líquido dele atingiu US$ 105,1 bilhões, maior que o pico registrado pelo criador da Microsoft, Bill Gates - segundo a Forbes, o patrimônio de Bezos é de US$ 104,4 bilhões.
Consequência da inconsequência
O YouTube anunciou que vai remover o canal do influenciador Logan Paul como parceiro de anúncios preferencial e colocar seus projetos do Red em espera. A iniciativa é uma retaliação da plataforma depois que o jovem foi muito criticado (e o Google também) por ter publicado o vídeo em seu canal no qual exibe o corpo de um suicida.
Por igualdade salarial e mais
A editora e correspondente para China da BBC News, Carrie Gracie, afirmou que deixará seu posto em Pequim e justificou a decisão pela desigualdade salarial em relação a colegas homens que exerciam a mesma função que ela.
Nem em startups
Foi um ano tumultuado para o setor de tecnologia, com assédio sexual, lacunas salariais e sub-representação de mulheres, muitas vezes dominando as manchetes. A crença da indústria de tecnologia de que sua missão é mudar o mundo tem contrastado abruptamente com o tratamento discriminatório das mulheres. E enquanto o sexismo não nasceu no Vale do Silício, o assédio sexual está provando ser tóxico para os negócios, como experimentado por Uber, SoFi, Capital Binária e outros. O time do Crunchbase fez um estudo para mostrar a relação entre as mulheres e este universo de startups e venture capitals. E as conclusões não são boas.
Fake news x Fact Checking
Série especial promovida pelo Knight Center demonstra como argentinos criaram Chequeado e o tornaram a plataforma uma das líderes mundiais em fact-checking.
Facebook testa notícias locais
A plataforma está realizando testes com uma nova seção dentro de seu aplicativo chamado "Today In". A proposta é entregar aos usuários um feed composto inteiramente de notícias locais, eventos e anúncios.
TECNOLOGIA
Fotografia e criptomoeda
Relegada ao limbo nos últimos anos por perder o bonde da digitalização, a Kodak voltou a ser notícia. As ações da companhia dispararam depois do anúncio de criação de uma criptomoeda própria em parceria com a Wenn Digital. A proposta é voltada para o universo de atuação da companhia. Fotógrafos poderão registrar trabalhos no blockchain da empresa e o pagamento a eles podem ser realizados por meio de criptomoeda.
ARTIGO
As promessas de Zuckerberg
Anualmente o fundador do Facebook publica na plataforma o que chama de "desafio pessoal". Ele já se comprometeu a comer carne que ele pessoalmente mata e aprender mandarim. Em 2018 a promessa foi ousada: ele quer consertar o Facebook. Há quem acredite, entretanto, que isso será impossível de ser realizado.
INFOGRÁFICO
Carnaval 2018
Levantamento realizado pelo Facebook aponta quais são as tendências de comportamento dos usuários para este ano.
Universo da audiência
A comScore atualiza regularmente as estimativas do seu universo de análise com base nos resultados mais recentes do estudo de enumeração. Os dados de novembro de 2017 já contam com a atualização das estimativas de universo da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Finlândia e Malásia para os produtos MMX, Video Metrix, Mobile Metrix e MMX Multi-Platform.
ACADEMIA
Consumidores e publicidade
Estudo produzido por Laura Wottrich, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e publicado no Nexo Jornal, mostra o impacto da internet e das novas reivindicações dos consumidores na produção de anúncios publicitários brasileiros.
AGENDA
Agência por dentro
Sabadão Criativo, da Miami Ad School, apresenta a estudantes, jovens e profissionais de publicidade como funciona a R/GA. A “brincadeira” custa R$ 599,00 e as inscrições podem ser feitas aqui.
Semana do marketing de conteúdo
Serão diversos webinars com especialistas da Resultados Digitais, que irão ajudar você a entender como planejar os objetivos e metas do seu Marketing de Conteúdo para 2018. A Semana acontecerá entre os dias 22 e 26 de janeiro e os webinars serão transmitidos sempre às 13h (horário de Brasília).