Como o digital afeta a saúde mental; Netflix à venda?




MERCADO - DIGITAL, MARKETING E COMUNICAÇÃO

Selfie, ovo, saúde mental e desconexão

Há um mês, uma foto de um ovo no Instagram chamou a atenção de mais de 50 milhões de pessoas. A proposta era conseguir bater o recorde de curtidas no Instagram — feito antes alcançado pela celebridade e empresária Kylie Jenner. O famoso ovo faz parte de uma campanha para promover o cuidado com a saúde mental [via Época Negócios]. Outro projeto, o Visual Diet, da M & C Saatchi e Rankin, quer mostrar como a cultura digital está afetando nossa saúde mental, especialmente pelo hábito do selfie [via AdAge]. Na mesma linha, um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Stanford e da Universidade de Nova York também ajuda a esclarecer o debate incessante sobre a influência do Facebook no comportamento, pensamento e atitudes políticas de seus usuários mensais ativos. O levantamento mostra que as consequências da desconexão são imediatas, como maior tempo com amigos e familiares e mudança no humor [via Folha de S.Paulo]. Em entrevista ao El País, o prestigiado antropólogo francês Marc Augé comenta que o grande mal das redes é que elas estão subvertendo a própria natureza das relações humanas. O Facebook, aliás, chegou à adolescência. Era difícil se dar conta, nos idos de 2004, que a plataforma criada por estudantes em Harvard se tornaria uma das maiores e mais importantes companhias do mundo. Como tudo isso aconteceu em tão pouco tempo? O time da Wired foi analisar a história da maior mídia social do mundo e apresenta 15 momentos que fizeram a empresa se tornar o que ela é e chegar onde chegou. Já a relação não tão boa da plataforma com os veículos de mídia é retratado em 10 fatores pelo NiemanLab.

Que crise, nada!

Há dois anos, as grandes companhias de tecnologia vêm sofrendo com críticas sobre seus modelos de negócios, brechas de segurança e iniciativas um tanto quanto polêmicas. A imprensa global bateu muito. Mas tudo isso não foi suficiente para abater ou reduzir os ganhos dessas empresas no curto prazo. O Google registrou US$ 30,74 bilhões de lucro líquido no ano passado, um crescimento de 142% em relação ao período anterior, quando teve um resultado positivo de US$ 12,66 bilhões. O faturamento total da companhia em 2018 cresceu 23%, passando de US$ 110,86 bilhões para US$ 136,82 bilhões [via MobileTime]. O Facebook, mesmo com todos os problemas e críticas recentes, vem superando a expectativa [via TechCrunch] em termos de resultados. O Twitter também divulgou US$ 791 milhões em receita publicitária no quarto trimestre do ano passado, um aumento de 23%. Enquanto isso, no ano inteiro, a plataforma gerou US$ 2,6 bilhões em 2018, acima dos US$ 2,1 bilhões obtidos em 2017 - e 126 milhões de usuários diários ativos [via AdAge]. Foi o primeiro ano de lucratividade do Twitter [via Valor].

Jeff Bezos x National Enquirer

O CEO e fundador da Amazon publicou um post sobre as chantagens que vem sofrendo por parte da empresa American Media Inc. (AMI), dona do tabloide National Enquirer. Conta detalhes de mensagens que ameaçavam publicar fotos íntimas suas e de sua atual namorada, caso ele não desmentisse publicamente denúncias, parte delas publicadas pelo seu jornal, o Washington Post, sobre motivações políticas do grupo editorial pertencente a David Pecker. Donald Trump, o presidente norte-americano, é peça central nesta trama [via Meio & Mensagem].

Recuperação e novos caminhos

Enquanto a Vice Media sinaliza recuperação do fôlego financeiro a partir da reorganização de operações que organizou - como outros veículos - o The New York Times vê seus números saltarem em termos de receita digital (que hoje já representa 40%), mostrando que talvez tenha encontrado um caminho de rentabilidade, neste novo contexto digital que tanto afeta as empresas de mídia no mundo inteiro [via NiemanLab]. O Financial Times anunciou aumento de sua base de assinantes e receita de anúncios graças a sua newsletter Due Diligence. Já soma 30 mil assinantes [via AdAge]. O Vox.com tenta ampliar um programa de afiliados, desta vez com foco em vídeo e totalmente no YouTube. A discussão também recai sobre o jornalismo em si. A Wired acredita que ele não morreu, apenas está voltando às raízes.

Imbróglio em família

Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, ganhou uma batalha. As irmãs Márcia de Barros Saad e Maria Leonor Saad, ambas herdeiras do conglomerado, haviam pedido na justiça a interdição do executivo. Criticam a gestão do irmão [via NaTelinha]. As dívidas do grupo, segundo reportagem do Brazil Journal, já atingem cerca de R$ 1,2 bilhão.

Poder nas redes

Vergonhas alheias e baixarias à parte, ficou clara a ligação dos Senadores com os meios digitais durante a votação para a escolha do novo presidente da casa. Durante os discursos nas sessões, muitos deles mandaram recados diretos aos usuários de internet e mídias sociais, conforme conta a Folha de S.Paulo. Thomas Traumann, que atuou como porta-voz de Dilma Rousseff, diz ao Poder360 que derrota de Renan Calheiros na disputa pela presidência do Senado é um ponto de virada do protagonismo das redes sociais. Muitos parlamentares vêm usando as mídias sociais para testarem a pressão popular sobre determinados temas, como mostra O Globo.

Delete

As pessoas poderão, agora, apagar mensagens diretas no Facebook Messenger até 10 minutos depois de serem enviadas como parte de um novo impulso de privacidade na rede social [via AdAge]. O TechCrunch havia descoberto que Mark Zuckerberg podia fazer isso e a plataforma havia prometido o recurso a todos os usuários.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Apple + Netflix

Não se trata de uma parceria entre as empresas. Seria uma aquisição mesmo. O banco de investimento JP Morgan apontou, em um relatório, que a gigante de tecnologia pode adquirir a empresa de streaming por US$ 189 bilhões. A Apple teria, de acordo com o documento obtido pela CNBC, US$ 250 bilhões em caixa para realizar a operação.

A crise do Airbnb

A capital norte-americana está restringindo a operação. A Flórida pode parar de investir no modelo. New Orleans está tentando banir completamente a proposta. Em várias regiões dos Estados Unidos, o Airbnb vem enfrentando problemas e já chama até mesmo a atenção dos legisladores. Desde que surgiu, a plataforma recebe críticas e é culpada pela elevação dos preços da habitação, a mudança na dinâmica do emprego e a retirada de parte da receita tributária das cidades. Uma nova análise do Instituto de Política Econômica dos EUA organizou estas informações e mostra os impactos locais, colocando mais lenha nesta fogueira [via Citylab].

A vez da voz

Amazon Echo, Google Home e muitos outros dispositivos de comando por voz vêm surgindo. O varejo e o comércio de maneira geral estão atentos a estes movimentos. Porque na medida em que os consumidores se sentirem mais à vontade com a tecnologia de voz, a expectativa é que preocupações desapareçam. Até o final deste ano, a previsão é de que haverå  22,7 milhões de compradores que vão realizar o processo por meio de voz nos Estados Unidos, algo que já vai representar 32,5% dos usuários norte-americanos de alto-falantes inteligentes, segundo o eMarketer. O CEO do Spotify, Daniel Ek, disse que o futuro do serviço de streaming é o áudio, não apenas a música, já que a empresa anunciou a aquisição de duas empresas de podcasting, a Gimlet Media e a Anchor [via DigitalTVEurope].

 

Usu@rios

O banco Itaú, de acordo com o MobileTime, encerrou 2018 com um total de 11,1 milhões de correntistas pessoas físicas (PF) em seus canais digitais. Os dados mostram crescimento de 15,5% em relação ao ano anterior. Em empresas (PJ), a quantidade manteve-se a mesma em 2018 na comparação com 2017: 1,1 milhão. Apesar dos bons resultados, a instituição ainda tem grandes desafios de amplificar sua base de correntistas digitais.

 


AGÊNCIAS

Chacoalhada

Arthur Sadoun está há um ano no comando da Publicis Groupe. Os resultados, como conta o The Drum, são mornos: uma sólida lista de novos negócios, mas uma figura “modesta” de crescimento orgânico. Soma-se a isso o declínio dos gastos com anúncios nos EUA. Como ele vai acelerar a transformação de negócios? Quem também promete para este ano é Martin Sorrell, que revelou os planos do S4.

 

Pra dentro de casa

A Electrolux está levando toda sua compra de mídia digital para dentro da companhia (a famosa in-house). O movimento tem início na América do Norte e vai se expandir para diferentes regiões da Europa e América Latina. Joel Stanley, diretor sênior de marketing digital da Electrolux North America, disse que a empresa, com sede na Suécia, afirmou que, até julho, todo o planejamento e compra de mídia digital de sua região [via DigiDay].

 


DOWNLOADS

Cidades tecnológicas em movimento

O Savills Tech Cities apresenta 100 indicadores de centros importantes de tecnologia em diversas regiões do mundo e que são considerados hubs de investimentos de capital de risco. O novo relatório aponta que o PIB das 30 cidades tecnológicas deverá aumentar 36% na próxima década, contra uma taxa de 19% em outras cidades desenvolvidas. O documento completo você encontra aqui.

 

Censo digital brasileiro

Na edição passada trouxemos o censo global do digital, produzido pela We are Social em parceria com o Hootsuite. Agora estão disponíveis também os dados específicos sobre o Brasil para download.

 

Tendências 2019

O Social Media Trends da Kantar Media, em seu 5º ano, destaca algumas das maiores mudanças no cenário de mídias sociais e  mapeia as oportunidades para os profissionais de marketing e de comunicação.

 


AGENDA

Inovação em marketing digital

Curso da ESPM-SP pretende preparar e aprimorar o profissional de diversas áreas para produzir e gerir com sucesso seu negócio ou carreira nas mais diversas plataformas digitais (portais, redes sociais e dispositivos móveis). A grade traz estratégias e prática sobre como usar melhor vídeo, texto, áudio, fotografia e design para promover a fidelidade à marca e criar confiança no mundo digital. As inscrições podem ser feitas aqui.

 

Empreendedorismo na periferia

Estão abertas até o próximo dia 24 as inscrições para quem deseja potencializar uma nova geração de negócios de impacto social que atuam nas periferias do município de  São Paulo. A iniciativa é da Produtora A Banca – em parceria com Artemisia e FGV CEEN (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), em um projeto chamado Negócio de Impacto da Periferia - NIP. Serão selecionados 10 negócios que receberão até R$ 20 mil de capital-semente para investir na empresa.

 


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!

  • LinkedIn atinge 610 milhões de usuários no mundo;
  • A batalha da Unilever contra influenciadores com seguidores falsos;
  • Por que 130 mil chilenos se uniram para processar a Apple;
  • Como as marcas podem lidar melhor com o dark social;
  • Como fazer o backup de suas fotos do Flickr;
  • Ericsson divide suas soluções de IoT celular em quatro segmentos;
  • Uma nova era para os podcasts;
  • Com Grupo Globo como sócio, Enjoei quer ampliar público;
  • Conheça os 230 novos emojis que serão lançados em 2019;
  • Facebook compra empresa de reconhecimento de móvel por imagem.