Fase tenebrosa




Resumo da Semana


MERCADO

Fase tenebrosa

De heroi a vilão. De integrador de comunidades e pessoas a destruidor de bom senso e da convivência harmônica. O Facebook vem apanhando e não é pouco. As mídias sociais de forma geral estão sofrendo críticas de todas as formas e lados - mas em especial a “besta” criada por Zuckerberg com seus mais de dois bilhões de usuários. O movimento ganhou força com a capa da Wired em dezembro passado. De lá até hoje, foi ladeira abaixo. Nem mesmo o magnata George Soros deixou barato e despejou, no The Guardian, críticas severas sobre o “controle” exercido por plataformas como Facebook e Google. O El País também fez um compilado da verdadeira rebelião contra as mídias sociais. Reflexo também da mídia tradicional que, ao ser “ludibriada” pelas plataformas, viu sua presença e audiência evaporarem nas plataformas? Publishers, agora, começam a olhar para o Linkedin como uma alternativa.

Um olho no peixe, outro no gato

Ao anunciar a redução da visibilidade de conteúdos de marcas na linha do tempo, o Facebook gerou uma grande migração das empresas para o Instagram. Mas o rei da internet não dá ponto sem nó. Os efeitos da mudança de algoritmos na plataforma de fotos e vídeos, anunciada no fim do ano passado, já começa a ser sentido. Não basta mais só publicar, é preciso ter ainda mais relevância no conteúdo.

Mudanças à vista no Twitter

Na luta pela sobrevivência - afinal, tornou-se pequeno diante da popularidade de outras mídias sociais - o Twitter precisa de reformulações. Especialmente porque o mercado tem a sensação que mesmo com uma evolução mais tímida, mas ainda em crescimento, a mídia parou no tempo. E quem afirma a necessidade dessas mudanças é o próprio CEO da plataforma, Jack Dorsey.

Ordem na casa

O Pinterest apresentou novas ferramentas para facilitar o planejamento de projetos e eventos. As atualizações pretendem ajudar na organização geral de pins, pastas e subpastas.

Descompasso no mundo de PR

Informações publicadas pela Holmes Report mostram um crescimento das agências de relações públicas da Omnicom em 2017. Na contramão, as empresas de PR da Interpublic repotaram quedas no faturamento.

Atendimento gratuito

A ComCorp, agência experimental de comunicação corporativa do curso de Jornalismo da ESPM-SP, abre na próxima segunda, dia 26 de fevereiro, as inscrições para o processo de seleção de uma instituição do terceiro setor, com sede em São Paulo, para a qual prestará gratuitamente serviços de comunicação empresarial.

A luta contra anúncios abusivos

Os desenvolvedores do Google desta semana estrearam um recurso muito aguardado no Chrome que bloqueia automaticamente um dos maiores abusos da Internet - anúncios intrusivos. A partir de quinta-feira, o Chrome iniciou a filtragem de anúncios que não atendem a um conjunto de critérios estabelecidos pela Coalition for Better Ads, um grupo formado por diversos integrantes da indústria digital. As mudanças foram anunciadas também logo depois de um movimento dos maiores anunciantes do mundo ameaçando a retirada parcial ou total de seus investimentos de publicidade em plataformas que não combatam violência, ódio, preconceito e pornografia.

Atento ao público feminino

O Tinder anunciou que está testando alguns recursos que pretendem melhorar a experiência na plataforma especialmente para as mulheres. A ideia é que o aplicativo permita que somente as mulheres iniciem uma conversa.

E por falar em mulheres

Reportagem da BBC Brasil mostra como um aplicativo com botão do pânico vem ajudando a salvar mulheres vítimas de violência no Piauí.

Conteúdo da Fundação Nieman em português

O site Poder360 ampliou sua parceria para publicação de textos sobre mídia e jornalismo produzidos pela Fundação Nieman, da universidade Harvard, de Cambridge, nos Estados Unidos. Agora, além das traduções do Nieman Journalism Lab, passa a publicar também em português textos do Nieman Reports, publicação que tem periodicidade trimestral.

Passagem relâmpago

Terça à tarde, o The New York Times anunciou a contratação de Quinn Norton para escrever sobre o poder, a cultura e as consequências da tecnologia. No final da noite de terça-feira, divulgou sua demissão. As pessoas encontraram velhos tweets em que Norton empregava termos depreciativos para afro-americanos e gays e descrevendo possível amizade dela com neonazistas bem conhecidos.

Na contramão

Ao contrário da Folha de S.Paulo, que decidiu abandonar o conteúdo replicado no Facebook, o BuzzFeed pretende continuar investindo em informações produzidas somente para esta plataforma.

E-mail mais vivo que nunca

Estudo promovido pela Zapier mostra que o e-mail continua sendo uma importante ferramenta de comunicação para empresas e marcas.


TECNOLOGIA

Pensão universal em pauta

A ideia de criação de uma renda básica universal, por conta da velocidade e do tamanho que a automação (substituição de atividades humanas por robôs) vem conquistando em todas as esferas vem ganhando adeptos. O tema é considerado crítico, afinal, tem muita gente de peso e com visão de futuro falando disso e não é de hoje.

Robô “inteligente”

Por falar em automação, a Boston Dynamics divulgou um vídeo em seu canal do Youtube que mostra seus SpotMini - uma imitação de cachorro em forma de robô - aprendeu a abrir portas. Em determinado momento soa meio assustador.

Custo jurídico

O Uber informou ao mercado um prejuízo total de US$ 4,5 bilhões em 2017. Destes, US$ 1,1 bilhão foram registrados só no último trimestre do ano passado. Baixas contábeis e custos jurídicos aparecem como os principais causadores do rombo.


DOWNLOAD

Marketing Facts

O Ad Age liberou seu pacote de informações de Marketing 2018, guia anual para anunciantes, veículos e agências. A proposta é mostrar os maiores players, quem cresceu, quem encolheu e diversas análises.

 


ACADEMIA

Programa avançado em marketing e comunicação digitais

A equipe da Sordili.com, e seus professores convidados, estão com um pacote de cursos na ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo). O objetivo do Programa Avançado em Marketing e Comunicação Digitais é preparar e aprimorar o profissional de diversas áreas para produzir e gerir com sucesso seu negócio ou sua carreira nas plataformas digitais (portais, redes sociais e dispositivos móveis).